Sindhospi promove IV Seminário de Gestão e Inovação da Tecnologia da Saúde
Seminário contou com vários palestrantes

Nesta sexta-feira (30) o Sindicato  dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde e Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas do Estado do Piauí  (Sindhospi) em parceria com o  SEBRA/PI, a  ENAESS e  a Bionexo, promoveu o IV Seminário de Gestão e Inovação da Tecnologia da Saúde. O momento foi realizado no auditório do Sebrae e contou com as palestras de Raelson Batista, Guilherme Hummel  e Odorico Rebelo.

Com a proposta de debater sobre gestão de inovação na saúde, a palestra de abertura foi ministrada por Guilherme Hummel com o tema: “Digital Health Revolution – Nova Era Para o Ecossistema de Saúde”. Para ele a situação é emergencial e que é necessário estar preparado para sempre se inovar.

“As transformações tecnológicas estão acontecendo em uma velocidade muito rápida e vão impactar a vida de cada uma das pessoas e empresas que estão na cadeia de saúde. E tentei mostrar que Teresina ou qualquer cidade do país vão sofrer as mesmas consequências e oportunidades que qualquer outra região”, explica Guilherme Hummel.

Durante o seminário foram discutidos sobre os novos perfis dos Sistemas de Saúde (público e privado) e de seus usuários no Século XXI; a explosão mundial em Connected Care; Tendências e desafios das tecnologias emergentes; oportunidades de empreendedorismo digital na área da saúde; os benefícios organizacionais, econômicos, administrativos e de suporte para as instituições assistenciais; acesso digital em um universo de limitações ainda consistentes do ponto de vista social e econômico no Brasil; dentre outros assuntos.

Para Odorico Rebelo, que ministrou a palestra “Como tecnologia e a automação podem agregar valor nos processos com OPME. Cenário atual e tendências de mercado”, a tecnologia está presente para otimizar quase todos os sistemas de hospitais e clinicas. “Pensando em processos assuntos fortes de autorizações cirúrgicas, de regulação técnicas para a reduzir glosas dos hospitais, alguns drives bem importantes e inteligência artificial abordando todas essas linhas”, afirma Odorico Rebelo.

Com o tema “Saúde Digital – Um Império Romano”, a última palestra do seminário foi ministrada por Raelson Batista, que teve como objetivo despertar a preocupação nas pessoas não só para inserção no mundo digital na área da saúde, mas sem perder a característica humana. “Está acontecendo uma revolução tecnológica e digital que está acontecendo, isso é um fato. A mesma coisa tem acontecido na área da saúde, os estudos mostram que a tecnologia deve servir a área da saúde como uma assistência, assessoria e como apoio a decisão do profissional humano e não como uma substituição dele. Então vamos debater sobre como aliar isso”, conta Raelson Batista.

A vice-presidente do Sindhospi, Raquel Vilar, ressalta que durante o seminário se discutiu sobre assuntos importantes para inovações e gestão na área da saúde. “Os palestrantes mostraram sobre a inovação para melhores tomadas de decisões e sobre o futuro que está acontecendo no setor da saúde. Foi também abordado debatido sobre gestão, que é fundamental para que tudo aconteça e para que tudo aconteça, é necessário se ter uma nova visão de gestão tecnológica”, finaliza.